Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 4:56 am

Amigos vou colocar algumas dicas de análise de defeitos, que tenho vindo a ter nestes 12 anos de técnico.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

O começo de um técnico

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 5:02 am

Antes de começar com as explicações quero falar dos quatro passos que um técnico tem de fazer para localizar a avaria.

1# Definir os sintomas

2# Identificar e isolar a localização do problema

3# Substituir o componente com defeito

4# Retestar o componente varias vezes para ter a certeza que esta a funcionar

Este é um procedimento universal a adoptar, não apenas para Portateis mas tambem para Desktops ou outra maquina avariada.

Deixem-me explicar como você pode usar estes quatro passos.

Definir os sintomas
Quando um Notebook avaria, a causa pode ser um simples fio solto ou um conector, ou então uma coisa complicada tal como um IC ou um componente com defeito. Antes de começar a mexer na Motherboard, você tem de ter um bom conhecimento de todos os sintomas. Pensem sobre os sintomas cuidadosamente. Por reconhecerem e compreenderem os sintomas, será mais rapido de seguir o problema até ao componente avariado. Eu como técnico de Notebooks escrevo os defeitos que me surgem e, depois ordeno por ordem alfabetica, e aconselho a todos a fazerm o mesmo para mais tarde servir de referencia.



Identificar e Isolar
Antes de você tentar isolar o problema como sendo um problema da Motherboard, você terá de ter a certeza de que a Motherboard está mesmo avariada. Em alguns casos (e isto será bastante obvio a medida que vocês vão trabalhando) aparecem casos em que é o hardware que está com problemas. Uma avaria de hardware ou uma configuração mal feita, pode trazer confusão ao sistemas e causar algumas falhas, somente quando tiveres a certeza que é a Motherboard é que começas a trabalhar nela.

Substituir
Por vezes é bem mais fácil substitur o componente, muito melhor que tentar consertar a nivel de componentes. Mesmo que você tenha tempo para isolar o componente avariado, lembre-se que algumas peças dos Notebooks não são intercambiaveis, por isso para não perder muito tempo é mais eficaz substituir.



Re-testar
Quando um reparação está finalmente completa, o sistema deve ser cuidadosamente assemblado antes de ser testado, todos os cabos e peças de hardware devem estar nos seus devidos lugares, sem esquecer os plastico que estão colados na Motherboard, eles estão lá para isolar.

E se os sintomas persisterem?
Aí terás de reavaliar os sintomas e apontar o defeito para outro lado.

Se o Notebook funcionar normalmente, teste varias funções dele, onde você consiga perceber que o defeito foi resolvida, se tudo correr bem então ele está pronto para ir embora.

Como regra geral eu deixo o computador ligado durante 24 horas correndo o 3D Mark, e aconselho-o a fazer o mesmo, se durante essas 24 horas estiver funcionado sem problemas, então está na hora de ir.

Não se sintam desencorajados se o equipamento falhar durante os testes, pode ser uma má cofiguração de software ou algum hardware a precisar de uma actualização. Se estiveres cansado, afasta-te e vai lavar as mão e a cara e depois voltas para definir os sintomas.

Nunca continues uma reparação se te sentires cansado ou frustado, lembra-te que amanhã é outro dia, mesmo os mais experientes sentem-se assim de vez em quanto.


Última edição por claudio silva em Qui Dez 08, 2011 5:13 am, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 5:05 am

Depois de aprendermos sobre as 4 coisas que devemos saber e fazer, vamos agora aprender um pouco sobre as avarias mais comuns que existem nos Portateis de Varias marcas.

Antes de mais quero dizer que estas são avarias que fui anotando, apenas estou escrevendo as minhas experiencias.

01# Quais são as falhas mais comuns nas Motherboards? Será que certos componentes avariam? Há alguma zona em que os componentes se avariam mais?
Fabricantes e modelos diferentes, têm falhas comuns diferentes, para isso vou dizer as marcas e modelos e as avarias que mais aparecem:

Toshiba S1 - Chip VGA (e pode ser reparado, isto se a qualidade da placa pcb for boa)

HP DV6000, DV2000, DV9000 COMPAQ V300, V600, DELL 1210 - Todos estes usam chip NVIDIA e a causa está no CHIP VGA ou no CHIP NORTE. É bastante simples de reparar (Reflow ou Reballing), e agora vou ensinar um pequeno truque para que o Notebook não volte tão cedo.

Coloque uma tira de cobre rectangular que cubra o CHIP VGA todoe que vá até a boca do cooler (atenção para não tapar o cooler, porque vai impedir a circulação de ar).

Não esqueçam de isolar com fita isoladora o VGA, porque o cobre é muito condutor, depois vai dar curto, deixem apenas de fora o quadradinho onde está a escrito NVIDIA e o numeros.

Esse cobre vai servir para levar mais ar frio ao CHIP VGA, depoie de colocarem o cobre teram de cortar o fio da ventoinha que liga ao sensor, para que a ventoinha fique sempre a rodar e não parar, porque senão o cliente vai trazer o Notebook de volta porque sintomas voltaram.

HP nx5000 - CHIP PWN do cpu com solda fria

HP DV1000, COMPAQ M2000 - Circuto de protecção avaria com facilidade

IBM T40 - VGA com solda fria

Estes são apenas alguns deles, cada maquina tem a sua avaria mais comun mas entre eles a solda fria é o mais comum em todas as maquinas. Reparar um Motherboard não é tão dificil como algumas pessoas pensam, eu acho mais facil que reparar uma TV.

Ainda ontem reparei um ACER que me levou apenas 15 minutos, deixem mostrar os passos:

Sintomas - A maquina não ligava

1 - Liguei o tranformador e mostrou-me que era um curto circuito ma Motherboard, e a currente salta-me para os 5A, o que era o maximo do meu tranformador.

2 - Tirei a Motherboard e baixei a tensão para 5v porque a tensão minima para chegar ao 1A, liguei e encontrei um mosfet muito quente.

3 - Troquei o mosfet e curto circuito estava consertado.

4 - Liguei e a currente subiu para 0.03A enquanto deveria ter subido para 1A durante o boot

5 - Toquei no cpu e não estava quente, e também não recebia energia.

6 - Veifiquei o PWM do cpu, MAXI1907a e estava tudo em condições para o Notebook funcionar mas mesmo assim não funcionava, fui a medir o mesmo CHIP e verifiquei que a voltegem de REF esta a 0, era mais provavel que este chip tinha morrido.

7 - Troquei o chip e ficou tudo impecavel.



Última edição por claudio silva em Qui Dez 08, 2011 5:11 am, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 5:11 am

02 - COMPAQ V3118au O integrado aquece muito, mesmo durante um inverno gelado, costuma ir até aos 105Cº antes de desligar (e isto acontece por apenas ir ao youtube ver videos).
Por vezes quando desliga, não volta a ligar de seguida e quando liga a aparece a a mensagem a dizer "Video Driver Failed to Initilize". O que fazer?

Para consertar esse Notebook primeiramente terá de fazer um reballing no CHIP BGA, depois coloque a ventoinha e terá de cortar o fio que liga ao sensor para ela rodar sempre e rodar rapido.

HP DV6000, DV2000, DV9000 COMPAQ V300, V600, DELL 1210 - Todos estes usam o chip NVIDIA e é de facil reparação mas não devemos esquecer de deixar a ventoinha sempre a rodar para que o Notebook não regresse duas semanas depois.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 5:14 am

03 - Será que posso trocar a placa gráfica num DELL 1420? A placa gráfica é uma NVIDIA 8400gs.
Trocar a placa grafica é o único modo de reparar, porque outra forma envolve reflow ou reballing e tanto uma como outra podem danificar a placa pcb.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 5:15 am

04 - O meu D505 por vezes dá o boot ok, mas outras vezes apresenta o seguinte:
A) Led flasha

B) Bips

Se você conhecer o fabricante da Bios, então vá até ao site fazer o download do codigo dos bips e assim saberá a razão para que o Notebook falhe. O numero de bips e a sua duração, são um codigo especifico da Bios a indicar onde está a avaria, ex:

Memórias

Grafica

Cpu etc


Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 5:17 am

05 - TOSHIBA SATELLITE A205-SP4077 CORE 2 DUO - Fui trocar um LCD partido e tentei varios paineis LCD e nenhm funcionou, então reparei que o LVDS RX2 não dava sinal.
O problema está nas soldas do CHIP NORTE, esta é uma avaria frequente nesta Motherboard faça um reflow ou reballing, se não funcionar subtitua o CHIP.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 5:18 am

06 - HP G6000 (a motherboard é a mesma que V6000) não liga, o cliente entornou água. Não tem o sitema de standby que teria 3v e 5v.
Verifique o MAX8724 que é o controlador de carga da bateria, porque para fazer o sistema standby funcionar este chip tem de estar a funcionar correctamente. É um chip de 28 pins e apenas precisa testar os pins 1,2,4,8,10 e 11.

Eles são VIN (energia principal do chip), LDO (provê 3.3v ao próprio chip para configurar a voltagem em REF, também fornece energia para a drive 2 MOS para carregar a bateria), REF (controla a voltagem de referencia do chip), SHDN (liga/desliga, é um switch) ACIN# (como nome diz é a entrada AC, indica que a corrente está conectada), ACOK# ( como o nome indica AC OK, o adaptador de corrente está ok com a Motherboard).



Agora vamos simular algumas avarias que também encontramos nesta linha de problema.

1º Simulação:
Tudo está ok excepto o pin 10, ACIN# apresenta o valor 0.

Significa que está incorrecto, a Motherboard não esta a detectar que foi ligado o adaptador,

Vamos procurar o culpado e substitui-lo, a Motherboard usa duas resistencias para empurrar a corrente de entrada (19v , directamente do socket DC), e baixar até aproximadamente dos 4v, então se medires a primeira resistência vais descobrir que está aberta. Troca e verás que a Mother board vai receber os 3v e os 5v e a board vai ligar.

2º Simulação:
Depois da Motherboard ligar, começa outro problema quando tento carregar a bateria e isto porque a cliente derramou água sobre o Notebook. A corrente de entrada não vai para além dos 0.15A e só depois de 10 segundos é que o led indicador de carga acende, e também não consigo ligar o Notebook ligado apenas a bateria. Primeira coisa que fez foi trocar o MAX8724 mas o problema continua, proximo passo foi testar as resistências ao redor do MAX8724 e trocalos porque podem conter alguma agua e por precaução você trocou-os, continua igual.

Depois de coçar a cabeça e irritar-se, você muda o KB3926(EC/KBC, chip que controla o estado da bateria), continua com a avaria. Esta é uma avaria que você nunca viu antes.

Então decide verificar o MBDATA e o MBCLCK, 2 sinais que são enviados com informações sobre a bateria para o KB3926, e para sua surpresa e quase desistência e condenar a Motherboard para o lixo, você vê que o MBDATA está em curto. Finalmente depois de encontrar o curto note que o pin 10 (é o switch conector multimedia da board). Troca-o e a bateria começa a carregar, liga o notebook e ele acende.

Mas agora tem outro problema (LOL), o Notebook liga e quando retiramos o cabo de alimentação ele fica a rodar pela bateria, mas ele não arranca o boot pela bateria, pense pense e pense. O que é que lhe está a escapar?

(Levei perto de 3 horas para descobrir esta heheheh)

O que esta a faltar para acontecer isto?

Oh, a bateria CMOS não está instalada, coloque a bateria e tudo vai funcionar perfeitamente, alguns sistemas não funcionam sem que a bateria CMOS esteja conectada ou então esteja com pouca carga, como é o caso de alguns AMD´s.


Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 5:20 am

07 - O meu amigo comprou um LENOVO G530 c2d t6500 e parte debaixo do ecrã aquece (não ao ponto de sobreaquecer), ele ficou intrigado se era normal, ou se era algum problema de hardware.
Este sintoma é normal, desde que não seja sobreaquecimento.


Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 5:21 am

08 - Uma das minhas teclas saltou, como posso reparar?
Primeiro coloquem o fixador na base do teclado, depois coloquem a tecla por cima do fixador e gentilmente vão pressionando e empurrando para prender a tecla ao fixador.


Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Prof.Daniel Bernardo em Qui Dez 08, 2011 8:19 am

Prezado colega,

Agradeço pelas dicas importantes, porém devo ressaltar ao colega, que os DEFEITOS de cada modelo que postou DEVEM ser postados em tópicos separadamente... O motivo? Não se pode abrir um tópico para falar de reparo de VÁRIOS modelos, as dicas são boas, porém prezamos pela organização do fórum, se percebeste, cada usuário abriu tópico para cada modelo de equipamento, isto facilita a consulta dos colegas, verificando se alguém postou uma dica específica para o modelo que provavelmente ele esteja procurando.
Peço a gentileza que nos próximos tópicos de defeitos, citar cada modelo isoladamente, colocando o defeito relatado pelo cliente e a solução que encontrou para reparar, com riqueza de detalhes, para que os colegas saibam qual foi o desenrolar da história.

Espero que entenda, pois seu conhecimento é excelente para o nosso fórum, e prezamos pela organização do fórum.
O fórum é novo, mas queremos fazer dele uma ferramenta de referência aos colegas de profissão, contamos com a ajuda de todos e o que pedimos é que se abram tópicos isolados para cada defeito.

Agradeço pela postagem... continue contribuindo...

Atenciosamente,
Prof. Daniel Bernardo
moderador do fórum

Prof.Daniel Bernardo
Utilizador Médio ++
Utilizador Médio ++

Mensagens : 205
Data de inscrição : 12/10/2011
Idade : 38
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário http://www.kingtech.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Qui Dez 08, 2011 11:00 am

Esta bem, também concordo que deve ser separado para facilitar a procura.
Obrigado pela dica.

Abração.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Mr.Gameplay3 em Dom Nov 18, 2012 5:58 pm

eu tenho Notebook Compaq Presario CQ50, ele deu algum problema, eu fui carregar ele e a tela piscou algumas vezes, logo, tirei a tomada, e puz, a luz acendia bem fraquinha e depois disso não está carregando, já tentei a bateria, nada, carregado, okay, será que alguém pode me ajudar? Um técnico veio a minha casa, e me disse que poderia ser uma peça que compõe o encaixe do notebook que queimou, mas ele não voltou mais, e prometeu que voltava, se alguém puder dizer quanto aí em média um concerto desse tipo de componente, ou da placa-mãe eu agradeço, ah, olá me chamo Lucas, acabei de me cadastrar aqui no fórum, que aliás vai ser de grande ajuda para mim Very Happy

Mr.Gameplay3

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Convidado em Seg Nov 19, 2012 3:43 am

Mr.Gameplay3 escreveu:eu tenho Notebook Compaq Presario CQ50, ele deu algum problema, eu fui carregar ele e a tela piscou algumas vezes, logo, tirei a tomada, e puz, a luz acendia bem fraquinha e depois disso não está carregando, já tentei a bateria, nada, carregado, okay, será que alguém pode me ajudar? Um técnico veio a minha casa, e me disse que poderia ser uma peça que compõe o encaixe do notebook que queimou, mas ele não voltou mais, e prometeu que voltava, se alguém puder dizer quanto aí em média um concerto desse tipo de componente, ou da placa-mãe eu agradeço, ah, olá me chamo Lucas, acabei de me cadastrar aqui no fórum, que aliás vai ser de grande ajuda para mim Very Happy

Amigo abre um topico para o teu problema, porque este está encerrado

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de reparo de notebooks - IMPORTANTE LEIAM

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:54 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum