CLUBE DOS NOTEBOOKS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

HP DV8000 (Não aparece imagem)

Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  SAULO NEIVA Sex maio 18, 2012 6:08 pm

Boa noite Pessoal!!
Estou com um hp dv8000, e foi recepcionado da seguinte maneira:
De vez enquando ele ligava, porem ficava travando na tela de boot. Outras vezes não dava sinal de vídeo.

O que foi feito:

1 - Encontrei as tensões 5v, 3,3v, 3,3v no Power.
2 - Fiz o Rebally duas vezes.

Depois que fiz o rebally da PN não aparece o sinal de vídeo de maneira alguma.

O que foi diagnosticado depois do Rebally:

Continua com as tensões normais, porém uma coisa que não reparei antes de fazer o rebally, e que a tensão da fonte próxima ao processador AMD TURION 64 M, está com 0,90vots. No google diz que a tensão normal seria de 1,3volts.

Outra coisa que reparei e que a frequencia do controlador de clock no pino de referência não bate com o dataSheet do chip. (Esta dando uma frequência abaixo do esperado).

Agora fico na dúvida:

Será que pode ser problema na fonte do processador, algo no cristal, ou o rebally que fiz? Pois tenho quase nenhuma experiência com rebally.


SAULO NEIVA
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 47
Localização : BRASILIA

Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty HP DV8000 (Não aparece imagem)-RE

Mensagem  Convidado Sex maio 18, 2012 10:20 pm

Caro amigo, Além de encontrar as tensões de 3,3 e 5V, vc deve verificar se atensão de alimentação dos principais componentes estão chegando, porexemplo a bios deve receber os 3,3, mas se ela por algum motivo não receber o note não vai dar imagem.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  Convidado Sáb maio 19, 2012 7:34 am

Amigo a maquina chegou até si com o problema de funcionar as vezes e agora nem sequer dá imagem.
Se o reball foi bem efectuado então vais ter de fazer uma lavagem com alcool isopropílico para retirar o fluxo que ficou, em muitos casos o fluxo ficou por baixo do PN e aí vais ter de retirar o PN e fazer o reball de novo.
O erro de muitas pessoas é que colocam o fluxo para ressoldar, esquecendo que o fluxo vai permanecer lá e possivelmente criar curto, o que faço é colocar fluxo para dessoldar e para voltar a soldar não coloco nada, e antes de soldar limpo bem a area com alcool.
Limpa bem a area e talvez terás o mesmo sintoma de novo, em relação ao sintoma que apresentava eu apostaria mais na ponte sul.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  SAULO NEIVA Sáb maio 19, 2012 8:19 am

A bios esta chegando os 3,3v, ok!!

Vou fazer o procedimento de rebally conforme o Claudio indicou, realmente eu coloquei fluxo, vou fazer sem o fluxo desta vez.
Daqui a pouco eu posto o resultado.

SAULO NEIVA
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 47
Localização : BRASILIA

Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  SAULO NEIVA Sáb maio 19, 2012 4:15 pm

*********** AINDA ESTA COM O MESMO PROBLEMA ************


Fiz o rebally novamente conforme o Claudio orientou. Ou melhor!! Dei uma lavada geral na placa e coloquei na estufa.

Ela continua com o mesmo problema, não aparece vídeo.

As tensões estão todas certas, mas estou na dúvida da tensão do processador que chega a 0,89 volts.

Olhei a tensão nominal dele em um site:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.cpu-world.com/CPUs/K8/AMD-Turion%252064%2520Mobile%2520technology%2520ML-32%2520-%2520TMDML32BKX4LD.html&ei=C8O2T7PeJsL-6gH16_HUCg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&sqi=2&ved=0CFgQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dtmdml32bkx4ld%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D567%26prmd%3Dimvns


A referência e de 1,30volts.

Outra coisa e a clock de referência no chip controlador de clock, está muito abaixo.

Talvez o chipset PN foi para o PAU.

SAULO NEIVA
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 47
Localização : BRASILIA

Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  Convidado Sáb maio 19, 2012 4:25 pm

Faz o download do esquema electronico e verifica as tensões do Processador.
Quando dizes que não tem tensão, mediste com o CPU colocado ou sem CPU?
Em relação ao PN estar avariado, faz o download do datasheet do mesmo para medires.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  SAULO NEIVA Sáb maio 19, 2012 7:30 pm

Boa noite!

Claudio,

Quando eu tiro a CPU (PROCESSADOR) a tensão da fonte que vai para o processador aumenta de 0,89volts para 1,53volts.

Sobre o esquema ainda estou a procura. Mas somente encontro site que cobra por este esquema:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=http://esp.ebay.com/viewItem%3Fitem%3D300381937986%26country%3DCL%26v%3Dgbh%26trffc%3Dgbh&ei=vyq4T6udEIf7ggf1_KziCg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=7&ved=0CHYQ7gEwBg&prev=/search%3Fq%3Desquema%2BHAL20%2BLA-2771%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D602%26prmd%3Dimvns

Vou ficar procurando aqui até uma resposta sua.

Obrigado.

SAULO NEIVA
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 47
Localização : BRASILIA

Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  Convidado Sáb maio 19, 2012 10:46 pm

Para mim o reflow deve ser a ultima opção de diagnóstico, pois ao fazê-lo vc corre o risco de gerar outro problema!!

Quanto a dica em que falei da bios, devemos lembrar que não é só ela que recebe a tensão de 3,3, o Super I/O e o Ponte Sul também recebem, entre outros.

Cristais também podem fazer a maquina não funcionar normalmente.

Verifique curtos, use o multimetro na escala de continuidade, pois caso haja algum ela também apresentará problemas

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  Convidado Dom maio 20, 2012 11:44 am

Ola amigo Saulo na minha opinião o defeito do processador era o que originava o problema antigo, talvez o defeito esteja nos capacitores do cpu tal como nos Toshiba, Fujitsu e os Clevo, quando um Note apresenta esse defeito de ligar e depois travar (congelar) é porque os capacitores do CPU não estão bem.
Em relação ao depois de fazer o Reball ele ficou sem dar imagem, eu apostaria na BGA mesmo, talvez com a reposição de um novo.
Aqui no forum existe um topico lançado por mim que fala dos chips combativeis, talvez não tenhas um igual mas sempre podes colocar um equivalente que tenhas nas tua sucatas.
Também existe um topico sobre como testar as BGA´s para saber se estão boas ou não.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  SAULO NEIVA Dom maio 20, 2012 12:12 pm

Claudio,

Achei um resistor em curto perto do cristal, mas não tenho a descrição dele. Estou vendo se consigo o esquema desta placa para fazer a substituição.

Vou torcer para que seja este resistor.

Depois posto o resultado.

SAULO NEIVA
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 47
Localização : BRASILIA

Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  SAULO NEIVA Dom maio 20, 2012 12:23 pm

Não entendi!

Você fala dos capacitores que ficam no centro do slot do processador?
Ou uns componentes que fica em cima do próprio processador? Uns componentes cheio de perninhas.

Sobre o resistor em curto que encontrei, ainda estou a procura do esquema da placa.

SAULO NEIVA
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 47
Localização : BRASILIA

Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  SAULO NEIVA Seg maio 21, 2012 2:32 am

Saudações!!

O resistor em curto que verifiquei e de baixo valor, por isto o curto.

Veja bem! Olhei todas as medições, e cheguei a conclusão que sem o processador a tensão da fonte e 1,25volts.
Colocando o processador a tensão cai para 0,89volts.
Então vou ver se encontro outro processador para testar.

SAULO NEIVA
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 47
Localização : BRASILIA

Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  Convidado Ter maio 22, 2012 2:38 am

Ola Saulo desculpa aí a demora, vamos trabalhar por partes, primeiro tens de meter a maquina com a avaria antiga para depois começares a trabalhar no congelamanto. Porque neste momento nem imagem tens.
Se fizeste o Reball como eu te disse, então fizeste da maneira mais limpa possivel, mas tem uma coisa, como não usaste fluxo é normal as esferas não ficarem completamente soldadas (porque o fluxo facilita a soldagem), então o que vais fazer agora é aplicar fluxo em liquido no clean (porque este fluxo não fica na placa, não deixa residuos e evapora com o calor) e fazer um reflow, assim ficas com o chip soldado e a placa limpa. Se o chip estiver bom a maquina vai funcionar.
Fizeste o teste da BGA?
Já fizeste o teste POST?
O teste POST é o teste que a BIOS faz antes de dar imagem, e consiste em testar os seguintes componentes:
Clock
CPU
RAM
Gráfica
BIOS


Quando não temos imagem a primeira coisa que desconfiamos é da gráfica, então o que fazemos é retirar a RAM para testar gráfica.
Porque ao retirar a RAM o teste POST é interrompido na RAM e a Motherboard vai assinalar a falta de RAM, ao colocar a RAM de volta o POST vai ler a RAM e apresentar o mesmo sintoma, Sabendo a sequencia do POST sabemos que o componente a ser testado a seguir a RAM é a GRAFICA, então achamos o defeito.
Mas se ao retirar a RAM faz o mesmo que com a RAM então o defeito vem antes da RAM pode ser o CPU ou o Clock.
O teste é bastante simples.
Basta ligares a maquina com o CPU sem a RAM e vê se ele dá algum sinal sonoro ou se tem algum codigo de leds, indicando a falta de memória.

Estes são os dois primeiros testes a fazer quando não dá imagem.
Testa e posta os resultados

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  SAULO NEIVA Ter maio 22, 2012 8:56 am

Olá Claudio!

Fiz o reflow com o fluxo best conforme você falou e continua com o mesmo problema.

Fiz o Teste de POST, retirando a memória e o mesmo não deu sinal algum mesmo com os alto falantes ligados.


No inicío antes de fazer o rebally, a placa até que dava sinais de bips quando eu retirava os pentes de memória. Mas agora de tanto fusar, parou com os bips. Por isto que acho que o processador foi para o pau.

Deixe lhe fazer uma pergunta!

Se fosse o rebally mal feito, eu conseguiria as medições nos circuitos próximo a PONTE NORTE?

SAULO NEIVA
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 47
Localização : BRASILIA

Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  Convidado Ter maio 22, 2012 9:13 am

Se fosse o Reball da grafica o CPU não seria afectado porque o notebook trabalha em blocos separadas, por isso é que existem os diagramas em bloco.
Em alguns notes os Bips não saem nas colunas de som mas sim numa pequena coluna preta que fica alojada na Motherboard.
A Motherboard liga os leds quando pressionas o Power?
Verifica se o processador aquece, se não aquecer verifica o clock, no pin 1 tem de 1,6v o no pin 50 (último) tem de ter 1,7v.
Mas pelo facto de teres mexido na bga e teres ficado sem imagem, vais ter de colocar uma nova.
Verifica a BGA para ver se tem bolhas.
Também pode ser devido ao calor que desde na grafica, o chipset ter apanhado o mesmo calor e dessoldado.
Chip norte
Chip Sul
I/O
Super I/O
Bios

Faz um reflow nos chips grandes e posta os resultados.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  SAULO NEIVA Ter maio 22, 2012 12:55 pm

um led acende sim quando ligo o power.
o processador esquenta sim.
o controlador de clock que tenho aqui e o 951412ag de 56 pinos e esta ok todas as frequências e tensões.

SAULO NEIVA
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 47
Localização : BRASILIA

Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  Convidado Ter maio 22, 2012 1:35 pm

O teu chipset PN parece ter danificado com o reball, vais ter de encomendar um novo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HP DV8000 (Não aparece imagem) Empty Re: HP DV8000 (Não aparece imagem)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos