CLUBE DOS NOTEBOOKS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IBM Thinkpad T60 - "FAN ERROR" - Como resolver (vídeo)

2 participantes

Ir para baixo

IBM Thinkpad T60 - "FAN ERROR" - Como resolver (vídeo) Empty IBM Thinkpad T60 - "FAN ERROR" - Como resolver (vídeo)

Mensagem  Prof.Daniel Bernardo Qua Out 26, 2011 11:21 am

Prezados colegas.

Segue ai o link do youtube de como resolver o problema de "Fan Error" (Erro de cooler) no Thinkpad T60. É muito raro aparecer este tipo de defeito, os IBM são máquinas robustas, porém a falta de manutenção preventiva por parte dos usuários, agrava qualquer notebook.
No caso do vídeo, este erro de cooler, se deu por o cooler estar danificado, geralmente por poeira que obstrui o cooler internamente, fazendo com que a rotação dele diminua até que ele pare por estar sendo forçado a funcionar com a rotação "presa", tanto que no vídeo ele teve que ser trocado, mas vale a pena antes tentar limpar e lubrificar para ver se ele volta ao funcionamento normal, caso contrário, só trocando o cooler mesmo.
Não é problema só deste modelo, e sim de muitos notebooks onde o "dono" não atenta para uma manutenção preventiva, ou seja, ele percebe um aquecimento ou uma intermitência no funcionamento e vai "empurrando com a barriga", até que uma hora a máquina PIFA, e ai ja era.
No caso do IBM, a comunicação do defeito por muitas vezes se dá através de códigos de erro na tela ou avisos durante o boot da máquina, ou seja, o equipamento já "avisa" antes de inicializar, quem dera se todos notebooks adotassem o mesmo princípio.

LINK DO VÍDEO NO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/watch?v=Y00nqbqCMqw

TENTEM SEMPRE CONSCIENTIZAR OS CLIENTES DA NECESSIDADE DE UMA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Abraço a todos! cheers
Prof.Daniel Bernardo
Prof.Daniel Bernardo
Utilizador Médio ++
Utilizador Médio ++

Mensagens : 205
Data de inscrição : 12/10/2011
Idade : 45
Localização : São Paulo

http://www.kingtech.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

IBM Thinkpad T60 - "FAN ERROR" - Como resolver (vídeo) Empty Senha padrão Bios T60

Mensagem  PitStopInformatica Qui Jul 18, 2013 8:46 am

Caro Professor Daniel, bom dia!
Eu tenho um Thinkpad em minha bancada que esquentava muito.
Abri o Neto fiz a limpeza, troquei a pasta térmica.
Montei a maquina e ao ligar começou aparecer o FAN ERROR.
Na minha santa ignorância, acabei removendo a bateria da placa mãe.
Agora resolvi o FAN ERROR graças ao seu post. Porém agora ele para no POST,
pedindo para eu acertar DATA e HORA, porem não consigo acessar a BIOS.
Falei com a proprietária e a mesma me disse, que o note era do falecido Pai.
Vc tem alguma dica para me ajudar ?
Desde já agradeço!
Fernando Monteiro


Prof.Daniel Bernardo escreveu:Prezados colegas.


Segue ai o link do youtube de como resolver o problema de "Fan Error" (Erro de cooler) no Thinkpad T60. É muito raro aparecer este tipo de defeito, os IBM são máquinas robustas, porém a falta de manutenção preventiva por parte dos usuários, agrava qualquer notebook.
No caso do vídeo, este erro de cooler, se deu por o cooler estar danificado, geralmente por poeira que obstrui o cooler internamente, fazendo com que a rotação dele diminua até que ele pare por estar sendo forçado a funcionar com a rotação "presa", tanto que no vídeo ele teve que ser trocado, mas vale a pena antes tentar limpar e lubrificar para ver se ele volta ao funcionamento normal, caso contrário, só trocando o cooler mesmo.
Não é problema só deste modelo, e sim de muitos notebooks onde o "dono" não atenta para uma manutenção preventiva, ou seja, ele percebe um aquecimento ou uma intermitência no funcionamento e vai "empurrando com a barriga", até que uma hora a máquina PIFA, e ai ja era.
No caso do IBM, a comunicação do defeito por muitas vezes se dá através de códigos de erro na tela ou avisos durante o boot da máquina, ou seja, o equipamento já "avisa" antes de inicializar, quem dera se todos notebooks adotassem o mesmo princípio.

LINK DO VÍDEO NO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/watch?v=Y00nqbqCMqw

TENTEM SEMPRE CONSCIENTIZAR OS CLIENTES DA NECESSIDADE DE UMA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Abraço a todos!  cheers

PitStopInformatica

Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/03/2013
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos