CLUBE DOS NOTEBOOKS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O

2 participantes

Ir para baixo

Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O Empty Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O

Mensagem  marques2011 Qui Out 03, 2013 3:00 pm

Amigos,
Recebi esta máquina gerando as tensões primárias 3.3 e 5V.
Comecei a analisar o porque não liga.
NO pino 32 do SIO onde entra o sinal ON_OFF ocorre normalmente a queda dos 3.3 ao pressionar o Botão Power porém,
não acho o sinal de saída para o ICH8.
No pino 117 do SIO (PBTN_OUT#) onde acredito deveria ser a saída ou no 116 (SUSP#) como também no 100 (EC_RSMRST#) não tenho nenhuma variação de tensão/Sinal ao precionar o Power.
Troquei o SIO KB926QFCO e nada mudou.
Alguém pode me ajudar em minha análise, será que estou errando em algo?
Obrigado a todos.
marques2011
marques2011
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 51
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O Empty Re: Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O

Mensagem  Prof. Romolo Filho Qui Out 03, 2013 9:50 pm

Seria interessante neste caso colega realizar os passos de start S5, S4, S3 e S0 para ver onde para o funcionamento.

Prof. Romolo Filho
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 69
Localização : Fortaleza - Ceará

http://www.labelnet.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O Empty Re: Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O

Mensagem  marques2011 Sex Out 04, 2013 8:27 am

Prof. Romolo Filho escreveu:Seria interessante neste caso colega realizar os passos de start S5, S4, S3 e S0 para ver onde para o funcionamento.
Então mais se não estou errado, estes S5 ... são sinais depois que o SIO recebe o OK do ICH8/7. Como não tenho a saída do Power_On do SIO estes
S5... também não aparecem. Pela minha análise condenaria o SIO, como ele recebe o power_on (32) e não libera, ele está com defeito. Já foi trocado e nada, vou colocar outro que comprei de outro fornecedor. Já peguei casos destes novos com defeito.
Obrigado professor pela dica, se quiser analisar junto comigo pelo esquema posso coloca-lo aqui e juntos fazermos isso. É muito bom encontrar técnico TÉCNICO para conversar, coisa muito difícil hoje onde encontramos "trocadores" de peças.
Um abraço.
marques2011
marques2011
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 51
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O Empty Re: Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O

Mensagem  Prof. Romolo Filho Sex Out 04, 2013 8:43 am

marques2011 escreveu:
Prof. Romolo Filho escreveu:Seria interessante neste caso colega realizar os passos de start S5, S4, S3 e S0 para ver onde para o funcionamento.
Então mais se não estou errado, estes S5 ... são sinais depois que o SIO recebe o OK do ICH8/7. Como não tenho a saída do Power_On do SIO estes
S5... também não aparecem. Pela minha análise condenaria o SIO, como ele recebe o power_on (32) e não libera, ele está com defeito. Já foi trocado e nada, vou colocar outro que comprei de outro fornecedor. Já peguei casos destes novos com defeito.
Obrigado professor pela dica, se quiser analisar junto comigo pelo esquema posso coloca-lo aqui e juntos fazermos isso. É muito bom encontrar técnico TÉCNICO para conversar, coisa muito difícil hoje onde encontramos "trocadores" de peças.
Um abraço.
Marquez, pode ser que seu SIO não esteja ruim, é interessante verificar todos os sinais que entram nela para habilita-la, pode estar faltando algum deles, veja toda a comunicação dele com o ICH, quem sabe um reballing no ICH pode ter ali uma solfa fria, experimente fazer aquele processo de dar uma pequena aquecida nela ICH, não muito ok pois não estou falando de Reflow aqui e condeno esta prática, falo de dar uma pequena aquecida de 30 segundos à 200 graus em baixo da BGA e 30 segundo por cima, mas somente isso ok. Outra se usou fluxo em sua placa verifique se seu fluxo não é falso, veja vídeo que fiz aqui http://romolofi.com.br/index.php/ct-menu-item-9 pois já tive muita dor de cabeça com isso, fluxo condutivo, como trocou a SIO deve ter usado fluxo para isso ok. Boa sorte

Prof. Romolo Filho
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 69
Localização : Fortaleza - Ceará

http://www.labelnet.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O Empty Re: Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O

Mensagem  marques2011 Seg Out 07, 2013 7:22 am

Mai uma vez Professor obrigado.
Apesar de gostar de manutenção e ter muitas décadas nesta área, motherboard de notebook tenho apenas 3 anos e ainda não estou dominando tecnicamente o princípio de funcionamento, mais chego lá.
Um ponto que ainda me deixa com muita dúvida é como ter um diagnóstico técnico sobre o estado da BIOS. Este defeito que estou relatando já começo a desconfiar dela, mais regrava-la e verificar se funciona não me satisfaz, preciso saber de uma forma técnica como descobrir que uma BIOS está corrompida ou danificada.
Se tiver alguma dica, agradeço.
marques2011
marques2011
Utilizador Principiante
Utilizador Principiante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 51
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O Empty Re: Notebook DELL Vostro 1510 (Compal LA-4121p) Super I/O

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos